Anuncio

Equipes locais do projeto Acolhidos por meio do trabalho desenvolvem atividades para fortalecer a inserção laboral, a cultura da inclusão e do acolhimento no Brasil

Capacitações, oficinas, sessões informativas, mutirões, exposições fotográficas, são realizados para impulsionar inclusão e dar visibilidade à resposta humanitária no Brasil

O projeto Acolhidos por Meio do Trabalho está completando três anos de atividades e, para destacar as principais ações realizadas neste período, produzimos uma série especial, dividida em cinco edições. Hoje você vai conhecer a última edição, sobre a atuação dos escritórios locais e o infográfico das principais ações realizadas neste período.

Com base inicial em Brasília (DF) e Boa Vista (RR), o projeto Acolhidos por meio do trabalho passou a contar com novos escritórios a partir de 2021, em Manaus (AM), Florianópolis (SC) e Goiânia (GO). Há ainda equipe em Salvador (BA), dedicada à população brasileira em situação de vulnerabilidade.

A expansão visa apoiar a integração socioeconômica de refugiados e migrantes venezuelanos nos estados de Santa Catarina e em Goiás, no âmbito da estratégia de interiorização do Subcomitê Federal para Interiorização do Comitê Federal de Assistência Emergencial (CFAE), do governo federal.

Conheça os escritórios do projeto Acolhidos e relembre alguns eventos de destaque realizados em três anos:

BRASÍLIA. Sediada na capital federal, a equipe atua na gestão estratégica do projeto, com ações administrativas, comunicação e assistência operacional de monitoramento das interiorizações. É também em Brasília que fica localizada a equipe da Casa Bom Samaritano. A inauguração do espaço, realizada em fevereiro de 2021, contou com a presença de diversas organizações que atuam sob a temática do refúgio e da migração, como a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e Organização Internacional para as Migrações (OIM), além de representantes da Força Tarefa da Operação Acolhida, Embaixada dos EUA e da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) – que cedeu o imóvel ao projeto Acolhidos por meio do trabalho.

Exposições fotográficas no eixo Brasília – São Paulo

Em 2021, o projeto Acolhidos inaugurou uma grande exposição fotográfica no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF), para ilustrar o percurso realizado por refugiados e migrantes venezuelanos, desde quando atravessam a fronteira para o Brasil, até a conquista da autonomia, com interiorizações realizadas com emprego. Intitulada Acolhidos: o percurso da Venezuela à ntegração no Brasil, a exposição teve a curadoria de Benedetta Fontana e fotografias de Antonello Veneri.

Para a composição textual, Benedetta trouxe as diretrizes contidas no documento elaborado pelo Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, e, 2020, com quatro eixos norteadores para ajudar milhoes de deslocados internos em vários países do mundo: Acolher, Proteger, Promover e Integrar.

Para os registros fotográficos, Antonello percorreu cerca de 16 mil quilômetros, a convite da AVSI Brasil, iniciando a viagem em Santa Helena de Uiarén, na Venezuela, passando por Roraima, Distrito Federal, Santa Catarina e Salvador – lugares que acolheram grupos de venezuelanos pelo projeto Acolhidos por meio do trabalho.

Em 2022, uma nova edição da exposição e dois seminários temáticos foram levados para a avenida Paulista, um dos principais centros econômicos do Brasil, em São Paulo, a convite do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. O evento teve o patrocínio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e da Fundação Bernard van Leer (FBvL).

Juntas, as duas mostras fotográficas, realizadas em Brasíia e em São Paulo, contaram com mais de 16 mil visitantes. Os eventos tiveram grande repercussão na imprensa nacional, sendo repercutidos em 173 canais. Entre os destaques: TV Globo (Bom Dia SP e DFTV 1ª edição), TV Band, TV Brasil, rádios Nacional FM, Senado FM, Câmara FM, CBN nacional, BandNews, Cultura FM, jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Correio Braziliense, Metrópoles, portais de notícias G1 DF, UOL, Terra, Yahoo, revistas IstoÉ e IstoÉ Dinheiro, entre outros.

BOA VISTA. A equipe é responsável por viabilizar os processos de pré-interiorização dos grupos de refugiados e migrantes venezuelanos que estão em Roraima e acompanha ações de capacitações nos centros de acolhida gerenciados pela AVSI Brasil.

SALVADOR. Na capital baiana o projeto Acolhidos por meio do trabalho atua exclusivamente com brasileiros em situação de vulnerabilidade, desenvolvendo iniciativas específicas na região de Novos Alagados, onde implementa cursos de capacitação profissional, com certificados para pessoas a partir de 15 anos, e também prospecta vagas de emprego para quem conclui os cursos no Centro de Orientação da Família (COF), no subúrbio ferroviário.

MANAUS. A coordenação local atua com atividades focadas principalmente na inserção laboral e integração local de refugiados e migrantes venezuelanos.

FLORIANÓPOLIS e GOIÂNIA. As coordenações locais atuam em articulação com agências da ONU, sociedade civil e instituições públicas, visando fortalecer a integração local de refugiados e migrantes venezuelanos nos estados de Santa Catarina e Goiás por meio de ações de sensibilização, mobilização da rede local e busca ativa de vagas de trabalho. Apoiam também os processos de interiorização realizados pelo projeto Acolhidos.

O projeto Acolhidos por meio do trabalho tem o envolvimento do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), da Fundação AVSI e AVSI-USA e é financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos EUA, além do apoio institucional da Casa Civil da Presidência da República, da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Organização Internacional para as Migrações (OIM), Rede Brasil do Pacto Global e de entidades da sociedade civil que atuam na temática do refúgio e da migração.

Confira todas as edições da série #EspecialAcolhidos3anos:

· Acolhidos por meio do trabalho ultrapassa 2 mil interiorizações de refugiados e migrantes venezuelanos e mil pessoas contratadas, em três anos  

· Cursos técnicos ofertados pelo projeto Acolhidos por meio do trabalho possibilitam o protagonismo de brasileiros em situação de vulnerabilidade e de refugiados e migrantes venezuelanos

· Santa Catarina é o estado com o maior número de contratações intermediadas pelo projeto Acolhidos por meio do trabalho a refugiados e migrantes venezuelanos  

· Projeto Acolhidos por meio do trabalho atua na contratação de refugiados e migrantes venezuelanos abrigados na Casa Bom Samaritano, em Brasília

· Equipes locais do projeto Acolhidos por meio do trabalho desenvolvem atividades para fortalecer a inserção laboral, a cultura da inclusão e do acolhimento no Brasil

Confira o infográfico do projeto Acolhidos: