Por: Tayna Silva
O encerramento do Projeto Oficinas Artísticas reuniu educandos, familiares, parceiros e convidados no espaço do Programa Árvore da Vida, em Betim–MG, para uma noite de celebração. A Mostra Cultural de Percussão e Violão apresentou o resultado de doze meses de aprendizado, convivência e troca, reafirmando o protagonismo de crianças e adolescentes no processo de desenvolvimento.
No palco, os jovens interpretaram canções que transitam entre a música popular brasileira e clássicos internacionais. No violão, foram apresentadas Os que confiam no Senhor (Marcos Góes), O Sol (Jota Quest), Senhor Te Quero (Vineyard) e My Sweet Lord (George Harrison). Já a oficina de Percussão emocionou o público com Lisupam, composição original dos educandos, além de Pavão Misterioso (Ednardo), Vem Senhor (Stella Laura), Não Deixe o Samba Morrer (Alcione) e sucessos da Banda Eva (estes dois últimos acompanhados pela voz da cantora Bárbara Martins, mãe das educandas Luana e Sophie da oficina de percussão)

O evento contou com a presença de 142 pessoas, entre participantes, familiares, financiadores e representantes institucionais, como Gilmar Gerônimo (CMDCA) e Ellen Cristina (Grupo SADA). Um dos momentos mais marcantes foi a surpresa preparada pelo grupo Mensageiros do Rei, que trouxe mensagens especiais de reconhecimento e incentivo aos jovens.
As apresentações marcaram o encerramento das oficinas com um misto de alegria e despedida. “Foi maravilhoso, mas difícil se despedir do professor e dos amigos. A gente chorou muito, porque criamos vínculos fortes”, contou Luana, 14 anos, da oficina de Percussão.
O sentimento foi compartilhado pela irmã, Sophie, também de 14 anos, que lembrou da emoção no palco: “Fiquei nervosa, chorei, mas todo mundo ficou feliz e triste ao mesmo tempo. Foi um dia inesquecível.”
Para Alice, 15 anos, o que mais marcou foi a união construída: “Na oficina a gente aprendia de um jeito alegre, divertido. Na apresentação, ver todo mundo junto foi muito emocionante.”
Já Davi, 13 anos, que participou da oficina de violão, resumiu o impacto pessoal: “Nunca pensei que teria coragem de me apresentar para tantas pessoas. Foi uma experiência muito especial.”
A iniciativa reforça a missão da AVSI Brasil de colocar a pessoa no centro, promovendo espaços de convivência que ampliam autoestima, protagonismo e integração social. Realizado pela AVSI Brasil, o Projeto Oficinas Artísticas integra o Programa Árvore da Vida e conta com as parcerias do Grupo Sada, Stellantis, CNH Capital, New Holland Construction, CDMCA e Prefeitura de Betim.