AVSI COMUNICA / Notícias

ALUNOS DA CAPACITAÇÃO EM PRODUÇÃO DE SALGADOS PARTICIPAM DA ÚLTIMA AULA PRÁTICA

Os encontros práticos foram ministrados pelo SENAI, simulando uma cozinha industrial
Publicada em 10/08/2017

 

Os beneficiários do projeto Guerreira Zeferina que estão participando da capacitação em Produção de Salgados e Folhados, tem vivido várias experiências. Nas aulas práticas, ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a sala, chamada de planta, simula o ambiente de uma cozinha industrial, aproximando os alunos desta realidade.

 

“Este curso conta, além de toda parte prática, com um módulo voltado para a segurança alimentar, abordando as doenças de origem alimentar e um estudo sobre os microrganismos. Este é um diferencial para os alunos, já que a vigilância sanitária obriga que os profissionais tenham estes conhecimentos”, conta Leandro Góes, coordenador dos cursos de alimentos do SENAI.

 

Nos encontros, os beneficiários entraram em contato com as fórmulas (receitas), que são desenvolvidas através de cálculos matemáticos para que os produtos finais tenham sempre o mesmo padrão de tamanho e sabor. Além disso, os tipos de modelagem das massas e as condições para o armazenamento também foram ensinadas.

 

As aulas práticas contaram com a carga de 48 horas e todos colocam a “mão na massa”, literalmente. “Eu não tinha nenhuma experiência, é tudo muito novo e eu gosto desta área. No começo, eu me sentia inseguro e fazer a esfiha foi bastante desafiador, mas hoje, com a prática, me sinto capaz de produzir alimentos de qualidade”, afirma Elias Silva, aluno da capacitação.

 

Segundo o professor Cássio Portela, a turma esteve muito empenhada e atenta aos cálculos de formulação (receitas), além de entenderam a importância do uso da balança, que é indispensável para a padronização dos salgados e folhados que produzirem. Durante as aulas, os alunos fizeram coxinhas, bolivianos, kibes, empadas, massa folhada, semi folhada, dentre outros.

 

O projeto de Requalificação da Área Guerreira Zeferina é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Salvador e conta com a AVSI Brasil para a realização das ações sociais para o desenvolvimento integral da comunidade.

 



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.